Não é bem a mesma coisa, já que os centros de Porto e Gaia são juntos, nasci, estudei e trabalho no Porto, e todos os agentes culturais e económicos estão a fugir do Porto e a passar para o lado de cá da Ponte. Dá ao Rui Rio mais um mandato e o Porto é que vai precisar da fusão Gaia-Porto para sobreviver.
Ora vinha eu na passada terça-feira, faz hoje oito dias, a caminho de casa, depois de ter ido ao cinema ver "O Mistério da Estrada de Sintra", quando, ao sair do autocarro, me deparo com o seguinte cartaz afixado proeminentemente à entrada de uma das mais importantes e centrais escolas secundárias de Gaia (mas não aquela onde eu estudei; valha-me isso):
Atentem no pomenor de qualidade: Cursos Pofissionais. Sim senhor. Dá-me logo vontade de tirar um curso neste estabelecimento. Teria o futuro garantido. Ou então não.
Pelo menos tem afixações. Embora de qualidade dúbia, existem.
Eu fiz o secundário (quase) numa escola que num ano anunciou que no dia X de Junho afixaria as pautas de classificações. Nesse mesmo dia um magote de gente deslocou-se à escola para consultar as ditas pautas. Delas, nem sombra.
Mas estavam afixadas. Nas janelas do segundo andar de um edifício fechado.
Qyron, essa das pautas afixadas na janela do segundo andar faz-me lembrar os períodos de apreciação e discussão pública dos PDMs e outros projectos por essas câmaras municipais fora.
Julgo acertar quando afirmo que todos sabem que quando um concurso público é aberto, seja a nível local ou nacional, qualquer cidadão tem o direito de consultar os cadernos de concurso e as respectivas propostas.
Já faz algum tempo, mas desde que fui informado disto, faço questão de me manter a par das iniciativas da minha Junta de Freguesia (é o órgão (olha outra palavras com 2 acentos!!!) de soberania que me está mais próximo). Quando lá fui fazer a leitura do caderno para uma repavimentação de umas artérias da cidade, ía sendo expulso a pontapés. Tive de me valer de presença do agente de serviço ao edifício para vigorar nos meus direitos. E quando finalmente consultei o dito "caderno" eram 2 folhas, mal apresentadas, literalmente escondidas no fundo de um armário, que me foram quase atiradas à cara.
Mas é incrível... realmente certas coisas que se passam neste nosso cantinho, noutro sítio qualquer já teriam motivado demissões, processos, milícias populares, quiçá uma guerra civil!
Somos realmente muito acomodados... pelo menos a maioria.
Os poucos que não são levam tanto nas orelhas de tudo e de todos, incluíndo o "aparatchik", que só dá mesmo é vontade de fugir!
Estava a ver se me lembrava de alguma notícia interessante...
Já sei, vou criar um Thread para a presidência portuguesa da U.E., afinal começa daqui a menos de uma semana...